Veja agora 5 dicas de Marketing digital para seu Bar ou Pub.
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ToggleSão Carlos, 23 de maio de 2022, por Rafael Eugênio. A cada dia que se passa, mais as empresas que não estão na internet deixam de conquistar clientes, em um ambiente cada vez mais digital como o que nós vivemos, uma presença digital impactante e planejada deixou de ser um diferencial e cada vez se torna mais e mais uma obrigação.
Um ramo que parecia estar intocado eram os bares, porém, nota-se que os que mais possuem clientes são os mais bem colocados nas plataformas digitais. Por mais que a digitalização do ramo tenha sido um pouco tardia, agora é necessário correr contra o tempo.
Investir em marketing sempre foi uma excelente forma de conquistar novos clientes, com a chegada das mídias e plataformas digitais.
O processo se tornou muito mais simples e acessível, onde com menos de R$ 100 você pode impulsionar uma publicação para os clientes próximos ou segmentar para apenas pessoa que já visitaram seu estabelecimento.
As oportunidades são infinitas, e podem turbinar seu negócio de uma modo nunca antes visto, por isso fizemos este artigo, que contém tudo o que é necessário para você elaborar e aplicar as melhores e mais eficazes estratégias de marketing digital.
Por que investir em marketing digital
Cada dia que se passa mais o mercado está se profissionalizando, e empresas que não utilizam ao menos um pouco a presença digital de forma inteligente estão sendo cada vez mais ultrapassadas.
Um simples posicionamento gratuito nas redes sociais faz com que você esteja sempre presente na rotina de seu cliente e ele consiga te achar de forma muito mais simples e menos trabalhosa.
Somente o Instagram, que é a principal rede social para os bares e pubs, possuem mais de 70 milhões de usuários ativos no Brasil, ou seja, muito provável que todos os seus clientes estejam presente na rede.
Entenda o seu público
Para os mais acostumados com o mundo do marketing digital, é muito comum ouvir falar em estudo de persona e avatar, que nada mais é que você traçar um perfil médio de seus clientes com base nos dados que já possui. Ou seja, conhecer o seu público alvo.
Este perfil deve ser traçado com base nos clientes que já possui, e supondo algumas outras coisas, defina a média de idade, gênero, ocupação, passatempo, razões pelas quais vai ao seu estabelecimento, tudo deve ser levado em conta.
Para só então começar a desenvolver o seu marketing possuindo uma boa base do perfil médio.
Desenvolva conteúdo
O inbound marketing é sempre muito útil a todos os perfis de empresas, na sua tradução “inbound marketing” significa o marketing que você faz que o cliente vai até você.
Em outras palavras, é você desenvolver uma série de conteúdos e benefícios para os frequentantes do seu estabelecimento que farão com que sempre te procurem e te vejam como um especialista.
É simplesmente a prática de criar conteúdo relevante e informativo, para nutrir e informar seu cliente.
Faça promoções
Um excelente modo de conquistar novos clientes, tendo em mente que as redes sociais de sua empresa funcionam como uma vitrine, ao utilizar promoções você vai por mais gente para “dentro”.
Basta então realizar um bom serviço e será o suficiente para fazê-lo retornar.
Existem truques muito básicos que funcionam para bares, apenas a nível de exemplo, no dia 5 de agosto é o dia internacional da cerveja, então faça uma promoção, pague 3 leve 4, voucher de 50 % de desconto.
Basta utilizar um pouco a criatividade ou observar o mercado que será o suficiente para turbinar seus negócios.
Google meu negócio
Um posicionamento de qualidade em um mecanismo de busca que possuem milhares de usuários em todas cidades vai ser um baita diferencial para suas vendas.
Imagine, por exemplo, alguém que pesquise: “bar em São Paulo” este é um cliente de fundo de funil, ou seja, ele está pronto para comprar, só não sabe onde.
E a falta de um posicionamento profissional no google, vai fazer você deixar de ganhar muitos consumidores. Por isso uma presença forte no Google meu negócio ou um site que possua uma boa qualidade vai te trazer inúmeros benefícios.
Atraia clientes com produtos de qualidade
Ainda com base em uma vitrine digital, um cliente só entra em uma loja se os produtos expostos forem muito bons, com base nisso, invita em produtos que sejam de primeira qualidade, cervejas boas e muito geladas, vinhos acessíveis e bons, coquetéis instagramáveis e gostosos.
Não é necessário ter uma verdadeira Vinoteca Portuguesa nos fundos do estabelecimento – mas ao ofertar produtos que sejam de boa qualidade aliado a um serviço personalizado é o suficiente para atrair diversos novos clientes.
Todos gostam de ser bem tratados, por isso, saiba muito bem como cativar o seu cliente, não é querendo entrar aquele ditado “cliente tem sempre razão”, mas sim indo mais além, trate seus clientes bem, e voltarão sempre.