Estratégia de vendas pelo WhatsApp com grupos

São Carlos, 02 de dezembro de 2022, escrito por Rafael Eugênio – O WhatsApp é, sem sombra de dúvidas, o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros nos últimos tempos, com mais de 1 bilhão de usuários. Com rapidez no recebimento e envio de informações, essa plataforma permite que sejam criados grupos para serem utilizados como estratégia de vendas pelo WhatsApp, para os quais podem ser direcionadas mensagens pré-programadas.

Além de ser um meio de contato rápido, prático e gratuito (basta estar conectado a uma rede de internet), o WhatsApp pode ser a melhor estratégia de Marketing Digital, entregando seu conteúdo e expondo produtos e serviços de forma efetiva.

Quer saber como? Então, vamos aprender a usar os grupos do WhatsApp para vender mais produtos, serviços e construir o seu negócio.

Estratégia de vendas pelo WhatsApp com grupos

Através de sua presença nas redes sociais, com perfis do Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e até mesmo, alguns sites, é possível disponibilizar o seu link para um grupo de WhatsApp.

Essa é uma oportunidade de ouro, para que você possa apresentar seu produto e serviço para um cliente, a partir de um conteúdo relevante de seu interesse.

Estratégia de vendas pelo WhatsApp com grupos

Vamos dar um exemplo:

Imagine que existam muitas pessoas interessadas por receitas de bolos e tortas, e um profissional interessado em vender e-books de receitas. Assim, o mesmo pode disponibilizar um link, e informar aqueles que participarem do grupo, fazendo com que tenham acesso a receitas exclusivas e outras dicas de preparo.

Assim, o profissional terá a oportunidade de compartilhar informações, mostrar seu conhecimento, criar um laço mais próximo com os futuros clientes e informá-los do seu material à venda, criando a possibilidade de inúmeras vendas.

Atualmente, o aplicativo permite a criação de grupos com 250 pessoas. Por isso, a divulgação dos grupos deve ser pesada e, levando em consideração a conquista do cliente, é possível colher muitos frutos.

Use o recurso das mensagens automáticas

Com a versão Business, usar grupos de WhatsApp como estratégia de Marketing Digital ficou ainda mais fácil. Isso porque, o mesmo oferece a opção de programar mensagens automáticas, que serão enviadas aos clientes, mesmo que você não esteja online.

Assim, será possível encaminhar de forma automática saudações, avisos e demais tipos de mensagens e respostas favoritas.

Para isso, basta acessar o menu “Configurações da empresa”.

Quais tipos de grupo posso ter no WhatsApp como estratégia de vendas?

Você poderá ter grupos de WhatsApp como estratégia de vendas para vários segmentos, sejam eles de tecnologia, notícias, venda de produtos, serviços, entre outros.

Nesse sentido, você poderá promover:

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business?

É imprescindível que você tenha o WhatsApp Business, para se comunicar com os clientes, já que esta é a versão profissional da sua marca, que torna o app do dia a dia algo mais profissional.

Assim, usando para grupos de WhatsApp como estratégia de Marketing Digital, você deverá baixar gratuitamente o aplicativo, que está disponível em todas as lojas. Mas, será preciso um segundo chip para que essa ação funcione.

Assim, após ler os termos e condições, você deve colocar seu número de telefone comercial e confirmar o cadastro pelo SMS. Ao conformar, será necessário configurar o perfil da empresa, indo até a aba configurações, selecionando o perfil e colocando:

  • Nome e foto do empreendimento;
  • Segmento;
  • Endereço comercial;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail;
  • Site;
  • Mensagem de status.

Prontinho, sua conta estará criada e você poderá começar a montar grupos o quanto antes!

Veja também: Disparador WhatsApp

Quais são os recursos exclusivos do WhatsApp Business?

Os grupos de WhatsApp como estratégia de Marketing Digital, ficam ainda mais eficientes com as ferramentas oferecidas pela versão Business. Confira quais são elas, logo abaixo:

  • Você pode criar um catálogo de produtos;
  • Poderá configurar respostas automáticas, para agilizar o atendimento;
  • Poderá disponibilizar o seu site e outras informações da empresa;
  • Serão disponibilizadas métricas de atendimentos;
  • Poderá classificar as conversas através de etiquetas, que ajudarão a encontrá-las mais facilmente no futuro.

O que fazer e o que não fazer ao usar grupos de WhatsApp como estratégia de vendas?

  1. Seja presente, mas não encha o grupo de mensagens de forma cansativa;
  2. Tenha muitos participantes, mas foque em encontrar aqueles que tem o perfil do seu cliente ideal;
  3. Crie regras de boa convivência, para que todos os usuários sigam;
  4. Poste conteúdo relevante, exclusivo e que agregue para os participantes, mas não entregue todos os segredos e chaves do seu serviço/produto;
  5. Crie proximidade com os participantes do grupo, evitando o uso recorrente de mensagens automáticas, que podem gerar desinteresse;
  6. Fale sobre seu produto/serviço de forma orgânica e natural, sem “forçar a barra” e fazer com que os participantes saiam do grupo;
  7. Mostre interesse verdadeiro por esse projeto, responda as perguntas e seja educado, não desapareça do nada;
  8. Evite discussões políticas, religiosas e de sexualidade, foque no lado profissional do negócio;
  9. Aproveite esse espaço para fazer pesquisas de opinião, entendendo o perfil do seu público alvo e as suas necessidades.
  10. Invista em material de divulgação de qualidade, pensando na estética e design da sua marca.

Em conclusão, o uso de grupos do WhatsApp para estratégias de vendas é uma ferramenta eficaz para empresas que buscam expandir seu alcance de clientes no Brasil.

Esse método de comunicação permite que as empresas mantenham os clientes envolvidos, fornecendo-lhes atualizações e informações em tempo real. Além disso, promove um senso de comunidade entre os clientes. 

As empresas também podem usar os chats em grupo do WhatsApp para oferecer descontos e promoções exclusivas. Com as técnicas certas, qualquer empresa pode tirar o máximo proveito de seus grupos de WhatsApp e melhorar sua estratégia de vendas no Brasil.

Como vender pelo WhatsApp: Estratégia completa! [Passo a passo]
Compartilhe
Excelente
Com base em 30 avaliações
Bia Corretora
Bia Corretora
07/06/2023
Recomendo!!! Satisfação total. Rafael Eugênio, sempre disponível a tirar dúvidas. ✨
Raio Solar Aquecedores e Energia
Raio Solar Aquecedores e Energia
31/05/2023
Otima empresa, otimas soluções para a atualidade, muito antecioso, super recomendo.
Ana Moraes
Ana Moraes
31/05/2023
Empresa com amplo conhecimento no assunto, clareza, agilidade e profissionalismo. Atenciosa e humana com seus clientes.
Marcel Morihisa
Marcel Morihisa
13/04/2023
O Rafael é um profissional empreendedor de muita competência e comprometimento que faz da Azallon um empresa de referência no mercado.
GISELE BIFURCO
GISELE BIFURCO
14/02/2023
Rafael tem muita competência no que faz, profissional, amigo, disponível a qualquer hora, entrega muito mais do que é contratado para fazer. Tenho que destacar também a paciência dele, me ensinando a organizar e executar o trabalho. Super recomento!! Com certeza Azallon para quem deseja resultados!
Wilde Rusciolelli
Wilde Rusciolelli
13/02/2023
Como sempre o Rafael foi rapido e habilidoso na entrega de meu pedido. Artigos perfeitos e dentro do combinado. So tenho a agradecer ao nosso grande Redator. Voltaremos a trabalhar juntos muito em breve.
Jair Freitas
Jair Freitas
19/01/2023
Profissional de altíssima qualidade!!!
Antonio Braga
Antonio Braga
01/06/2022
Profissional extremamente responsável e atencioso. Informa todas as etapas do trabalho e se coloca a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Com certeza farei mais trabalhos com ele.
Azallon